XIRATAXIS

Taxis Vila Franca de Xira

Pontos de Interesse

A 15 minutos da capital, Vila Franca de Xira pode não parecer o destino turístico mais óbvio, mas irá surpreender com muita variedade de coisas para fazer.

Desde caminhos pedonais à beira Tejo a museus e palácios, Vila Franca de Xira está repleta de pontos de interesse, não esquecer também a cultura tauromáquica tão característica da zona. Outro ponto muito forte é o facto da população ser muito gentil e atenciosa.

 

Para além de todas estas curiosidades elaboramos também uma lista com vários pontos de interesse que o farão sentir-se verdadeiramente de férias:

1 – Quinta Municipal de Subserra

A Quinta Municipal de Subserra é uma quinta localizada no sopé da Serra de Á-do-Formoso na localidade de Subserra, pertencente à Freguesia de São João dos Montes. A quinta tem um campo polidesportivo, uma vinha, um jardim, um pombal, um palácio e uma piscina.

2 – Quinta Municipal do Sobralinho

Ornamentado com magníficas coleções de arte, possui um enquadramento paisagístico fabuloso e uma história rica para conhecer (fundada no século XVII pelos condes de Vila Flor).

3 – Quinta Municipal da Piedade

Constitui um notável conjunto de património municipal classificado como Imóvel de Interesse Público. Integra um solar com características do século XVIII e interiores forrados de azulejos da época, zonas de lazer com lagos e fontanário e diversas capelas (Igreja de Nossa Senhora da Piedade, Ermida de Nossa Senhora da Piedade, Ermida do Senhor Morto e Oratório de São Jerónimo), sendo a primeira do século XVIII e as restantes quinhentistas. Estão em funcionamento na quinta uma biblioteca infantojuvenil e uma galeria de exposições.

4 – Passadiço do Tejo

Esta proposta de Caminhada tem início junto a uma das maiores comunidades avieiras, que se fixaram junto ao Tejo, no concelho de Vila Franca de Xira. Percorre a partir daí o novo passadiço junto às margens do rio Tejo, permitindo usufruir de toda a zona envolvente, segue por caminhos de terra batida e depois da passagem no centro do Forte da Casa, regresso à Serra para a ligação atá à Quinta Municipal da Piedade, já na cidade da Póvoa de Santa Iria.

5 – EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves

Localizado no coração da mais importante zona húmida de Portugal, a Reserva Natural do Estuário do Tejo, o EVOA – Espaço de Visitação e Observação de Aves permite que os visitantes conheçam e desfrutem do património único, existente entre a lezíria e o Estuário do Tejo. Sessões de Observação de Aves diárias, Visitas Privadas e Tours de fotografia na Reserva.

6 – Praça de Touros Palha Blanco

Existiram, antes da atual, três praças de toiros no mesmo local, todas elas em madeira: uma sem a tradicional forma redonda, outra que já não conseguia responder às necessidades do público e, por fim, uma outra que ardeu. A praça definitiva é, então, construída em 1901, no tempo recorde de seis meses, por José Pereira Palha Blanco.

7 – Museu Municipal

O Museu Municipal de Vila Franca de Xira é muito mais que um museu, é um núcleo de actividades culturais sem precedentes na região. Exposições, Recriações teatrais serviços educativos, arqueologia, entre outras actividades.

8 – Museu do Neo-Realismo

Possui um vasto conjunto de colecções, com destaque para os mais de trinta espólios doados, entre literários (de Alves Redol a Orlando da Costa), artísticos (de José Dias Coelho a Rui Filipe) e editoriais (da revista Vértice à Cosmos), arquivos documentais, acervos iconográficos e espólios (como folhetos e programas da A

ssociação Feminista Portuguesa para a Paz).

Procura diversificar a sua riqueza patrimonial e museológica, obras de arte, bibliotecas particulares e uma biblioteca especializada.

9 – Fábrica das Palavras

A nova biblioteca municipal e equipamento cultural denominado de “Fábrica das Palavras”, inaugurada a 20 de setembro de 2014, da autoria do Arquiteto Miguel Arruda, é uma singular e belíssima peça de arquitetura, situada à beira-rio, que permite ao visitante uma ligação contínua com o meio exterior envolvente: de um lado a cidade, do outro o rio e a lezíria.

10 – Caminho Pedonal Vila Franca de Xira/Alhandra

Um caminho que oferece sempre a vista do rio Tejo; a pé ou de bicicleta, para piquenicar ou simplesmente descansar e apreciar a paisagem s        ão algumas das possibilidades que este  espaço lhe oferece. De Villa Franca de Xira a Alhandra com cerca de 4 kms.

 

11 – Mercado Municipal de Vila Franca de Xira

Numa volta em redor do Mercado Retalhista de Vila Franca de Xira consegue-se uma imagem panorâmica da vida económica e etnográfica desta região há um século atrás.

15 mil azulejos vestem as quatro paredes com desenhos de varinas, campinos, forcados, faias agrícolas e motivos florais. Com uma outra particularidade: cada uma das quatro portas de acesso corresponde a uma estação do ano e os painéis da parede ilustram também a flora da respetiva época do ano.

 

12 – Celeiro da Patriarcal

No dia 10 de julho de 1982, no 50.º aniversário da Festa do Colete Encarnado, foi inaugurado em Vila Franca de Xira, o Monumento ao Campino, da autoria do escultor Domingos Soares Branco. A representação do cavalo “empinado“, uma defesa natural do cavalo que os franceses designam por “cabrade” ou “la pointe”, pretende exaltar a emoção da investida do touro, sobressaindo, ainda, o manejo da vara que caracteriza a equitação de trabalho dos campinos.

Edificação de linhas sóbrias, da autoria de José Custódio de Sá e Faria. Construído em meados do século XVIII, para a Igreja Patriarcal de Lisboa, encontra-se Em Vias de Classificação. De salientar, no seu exterior, o portal de entrada que emoldura a porta de madeira almofadada e o frontão triangular que encima a sua fachada principal.

Funciona, desde há alguns anos, como local de realização de exposições temáticas.